segunda-feira, 3 de novembro de 2008

25 de Abril Sempre

Mas pelas piores razões. Eu não me lembro de nacionalizações. Nasci depois. Mas parece que a seguir ao 25 de Abril de 74 houve nacionalizações. Que mais tarde foram desnacionalizados e parece, dizem, vox populi, que os ex/novos donos foram indemnizados. O BPN vai ser nacionalizado por decreto-lei. Disse o Dr. Cadilhe na televisão. Perguntas óbvias:

  1. O que é uma nacionalização?
  2. Porque é que se vai nacionalizar?
  3. Quanto vai custar ao Estado?
  4. Agora que o BPN vai ser nacionalizado o Figo, enquanto accionista do BPN, tem de voltar à selecção?
  5. Como é que um banco que tem accionistas do calibre de um Figo corre o risco de bancarrota?
  6. os 360 milhões de euros que o Banco de Portugal detectou, quando decidiu propor a nacionalização do BPN por perdas acumuladas de 700 milhões de euros, é para descontar ou para somar às perdas?
  7. Outra das medidas aprovadas pelo executivo visa o pagamento a curto prazo de dívidas da administração central às empresas no valor de 1200 milhões de euros. Pode nacionalizar-se o Estado?
  8. Com a solução assumida pelo Governo, o Banco de Portugal e a Caixa Geral de Depósitos asseguram plenamente a liquidez do BPN e com isso a salvaguarda dos depósitos do clientes desta instituição. Então mas a CGD não garantia os seus depósitos até ao limite de 50000€? Agora também garante os do BPN? E quem tiver mais do que 50000€ na CGD fica prejudicado em benefício dos clientes do BPN? Mais de 50000€. Pois. Pergunta parva.

A mim o Estado também deve dinheiro. Desde Maio, acho eu.

Sem comentários: