quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Já que assim o quer

Esta discussão não é propriamente esta. A discussão é outra, e bem o sabemos. Apesar disso, e para aquecer, siga.

Quanto à questão dos serviços de saúde de qualidade tens de clarificar classe média. Por rendimento anual. E depois tens de considerar a classe média, não consoante o número de cidadãos que a compõem, mas conforme os seus rendimentos. O que leva a que, às tantas, a classe média seja o conjunto de cidadão com um rendimento mínimo de "x"$ por ano, capazes de suportar as despesas do seguro de saúde com cobertura total. E, outra vez às tantas, essa classe média não será a classe maioritária da população norte americana. Logo, não representará o americano médio. Chama-se classe média. É só isso.

Pessoal que atrofia a política americana só porque sim, não tenho tempo. Até tenho, mas não me apetece. E a nata social com quem me dou.... não há punchline suficiente boa para este início de frase.

Quanto às pessoas antiamericanas porque sim, lamento mas não conheço os seus blogs nem as suas ideias políticas/económicas/sociais. Mas cheira-me que será algo entre o BE/HippiesFreaks/ImperialismoAmericanoCapitalista é o demónio de mini saia. O que não tem grande interesse.
Não sei se são gigantes. Mas pensava que eram moinhos de vento. Mas podemos falar de sistemas económicos políticos vigentes, e as formas alternativas. Porém a questão é sempre a da transição entre sistemas, e sistemas intermédios. Pergunto é se esses gigantes são reais, ou seja, se é possível que uma parte dos cidadãos tome conhecimento de tais ideiais, partilhe deles, e esteja disposto a implantá-los.

Quanto à maturidade política dos americanos: Também era melhor. É pessoal que anda a votar à centenas de anos. Não percebo o espanto. Quer dizer, se o direccionares aos acima indicados, ainda entendo, mas também há pessoas a ler. Quanto aos exemplos que dizes que estão no texto, mas não estão, eu acho que sei ao que te referes. Com especial incidência em Itália, Áustria, Polónia, e antes, na Holanda. É isso? É que se for isso não chega. Porque assim o Patriot Act, o outro das escutas telefónicas sequência do Patriot, e Guantanamo, chegam para falar de fascismo nos EUA. E há aquela cena menos conhecida da Guerra do Iraque, que até pode cheirar a Imperialismo. Este tipo de comparações são muito complicadas. Especialmente quando se quer comparar um bocado grande de um continente (a UE cujos países membros são os que tu chamas de Europa, parece) com um país que é um bocado grande de um continente e mais um bocado.

Quanto à conclusão: "América é melhor". Melhor do que quê? Melhor do que a Europa? A sério? Agora é possível comparar países com continentes?

"Já é a segunda vez que me interpelas quanto à forma como esbanjo palavras sem tirar conclusões que te sirvam de sendero na vida." Bem, quando li isto muito feliz fiquei por não acabar com um: para a próxima parto-te o focinho.
Não pretendo acabar com o teu pró americanismo. Isso era tirar piada à coisa. Quero é perceber qual a ideia. Convenhamos que: América Yeah!, é gajo de não chegar.

Mero exercício académico. A América tinha demonstrado, possuía a mesma maturidade democrata se o McCain tem ganho?

1 comentário:

PedromcdPereira disse...

Claro que sim. Só que nesse caso tinha sido uma maturidade muito beyond a minha capacidade de discernimento. No fundo, não conseguiria eu próprio perceber, por ser europeu, esse nível apuradíssimo de maturidade. Mas já agora, vou tentar... Simplesmente porque os americanos ao quererem mudar, confiariam num gajo que concordara com parte dos erros que foram cometidos, e estava com vontade comichosa de os corrigir, mantendo o que estava bem. Mas isso era pedir a um povo que não fosse povo.