domingo, 17 de junho de 2012

A Holanda mais logo

A Holanda joga igual desde 2010. O que é normal já que foram até ao finzinho. Neste Europeu perdeu os dois jogos. Contra a Dinamarca criou muitas oportunidades, mas mamou no contra ataque. Contra a Alemanha perdeu por um e podia ter perdido por mais. É um sistema parecido com o da Alemanha, mas com menos força. Um daqueles 4-2-3-1 que se transforma em 4-3-3 a atacar. Portanto, sendo a equipa de 2010 e a que já jogou 2 jogos neste Europeu há pouco a dizer quanto ao modelo de jogo e assim. Parece-me mais importante o facto de a Holanda estar num "limbo" psicológico e de espírito de grupo que pode ser mais perigoso que o resto. Dizem os jogadores e a imprensa que no balneário há o grupo dos que jogam, o grupo dos que entendem que devem jogar e o grupo dos que pensam: "foda-se, calem-se e joguem caralho". Ou seja, apesar de irmos jogar com a toda poderosa(?) Holanda só pode haver um plano de acção que não passa propriamente, como disse Paulo Bento, por controlar o jogo. Porque a Holanda controlou o jogo com a Dinamarca e perdeu e a Holanda tem Robben e Van Persie, entre outros, que em contra ataque resolvem. Este é daqueles em que não os podemos deixar acreditar. É um jogo da Taça entre um grande e o Arrentela, matar-lhes as esperanças ao princípio, sendo que as esperanças deles passam por nos ganhar por 4. Mais do que controlar é ir para cima deles. Como? Para mim, sem mexer no modelo de jogo, o que sabendo das preferências de Bento, é assim:
O Veloso vai jogar. Para ganharmos o meio campo precisamos essencialmente de não deixar o Sneidjer pensar, nem o Afellay subir com bola. Ora tendo o Veloso muitas dificuldades na cobertura eu sugiro a solução D'Agostino da Udinese e Fiorentina. Se temos um jogador forte no passe e relativamente criativo, cuja posição é a 6 temos de arranjar maneira de ele poder ter bola a iniciar o ataque. Sem mexer na táctica proponho que seja o Meireles a cair no Sneijder quando este progride com bola e o Moutinho a cobrir linha de passe e deixar o Veloso na zona. Na recuperação procurar o o médio com mais espaço, e, nas subidas para ataque continuado, deixar que seja o Veloso a levar a bola, com Moutinho no apoio ao meio. Cabe ao Meireles cobrir as costas. Ou seja, dois "8" a recuperar bolas e a garantir equilíbrio e um organizador de jogo a 6. Com isto quer-se evitar que Veloso tenha de fazer mais vezes aquilo que faz pior. Nas transições rápidas, algo para fazer repetidamente, passa a bola quem a tiver para quem tiver mais espaço na frente.
Quanto à defesa e ao ataque deixo tudo igual. CRonaldo e Nani são incontestáveis, o Postiga marcou 1 em 3 no último jogo, mais uma boa assistência. É injusto tirá-lo da equipa.  Ou seja, a defesa a fazer o mesmo, especialmente o Pepe a "varrer" a entrada da área e o B. Alves a cobrir quem entra. Os laterais a subir à vez, sendo que não é um de cada vez, é, por norma, o Pereira cá atrás e o Coentrão a levar a bola. Na frente, digo o que digo sempre. Diagonais com e sem bola dos extremos, bolas rápidas na linha, progressão pelo meio só para combinações e remates de fora.

Sem comentários: