sábado, 9 de junho de 2012

Parabéns Selecção, foi até ao finzinho

Depois de tudo o que disse antes e durante o jogo, já não sobra muita coisa.

R. Patrício - Sem hipóteses no golo. Defendeu o que havia para defender.
J. Pereira - Fica marcado pelo lance do golo. Não é que esteja mal posicionado, até porque não pode atravessar o o Gomez para chegar à bola, está é mal nutrido para discutir aquela bola. A defender pelo chão e de frente para o portador esteve bem, sem dar porrada nem inventar. Nas diagonais, cruzamentos e combinações viu-se à rasquinha. Subiu pouco, mas com critério, sem desposicionar a equipa, e esteve muito forte no passe (até porque arriscou pouco).
B. Alves - Esteve bem. Sempre rápido e forte no 1x1, seguro nas subidas. Não foi pelos centrais que a equipa quebrou. Subiu nas bolas paradas e não esteve longe no fim. Não há muito a dizer.
Pepe - O mesmo do B. Alves, e ainda, implacável na recuperação e disputa de bola, muito bem a sair e no passe, e uma bola no ãngulo que não entrou porque o futebol é patrocinado pela Liga dos Amigos dos Médicos Cardiologistas.No lance do golo é batido pelo desvio da bola.
F. Coentrão - Até no amarelo esteve bem. Fez-me lembrar o saudoso Paulinho Santos naquele jogo em que o árbitro (Marc Batta?) expulsou o Rui Costa por demorar menos tempo a sair do que os substituídos alemães, que andou sempre de dentes arreganhados cara a cara (sentido figurado era mais cara a peito) com quem abria a boca. A defender foi muito intenso, quer ao portador quer a fechar, mas foi na transição ofensiva que se destacou. Mais do que meia dúzia de subidas conseguidas na primeira parte (sendo o único português a ganhar metros pelas alas, sozinho empurrou a equipa para a frente sempre que pôde), estragadas por péssimos cruzamentos, a intensidade com que avança e que na  segunda parte lhe permitiu estar sempre a apoiar o ataque, mais frequentemente e com mais qualidade no que na primeira, e até a rematar dentro da área.. O melhor português de hoje.
M. Veloso - Globalmente surpreendeu-me pela positiva. Fez tudo o que estava ao seu alcance.. Nos primeiros 15 minutos adiantou-se mas depois desapareceu dentro da área quase até ao fim da primeira parte. Entrou melhor na segunda, e depois de sofrido o golo soube chegar-se a frente e definir jogadas. A questão é saber se tudo o que o Veloso tem para dar, naquela posição, é o suficiente para a equipa.
R. Meireles - A partir dos 15 minutos foi outro jogo para o Meireles. Aparecia muita gente com a bola controlada. e não conseguia sair com velocidade e segurança. Ainda assim soube evitar recuar demasiado e tentou sempre "sair para a frente". Não teve muito sucesso. Portugal quase não conseguiu sair com bola controlada. Na segunda parte foi outro jogo, antes e depois do golo sofrido. Antes do golo tentou fazer o mesmo, mas havia mais espaço, correu melhor. Depois do golo saiu.
J. Moutinho - Nem sei o que dizer. Foi difícil vê-lo na primeira parte. Não que tenha jogado mal, mas não conseguiu, nas poucas hipóteses que teve, fazer com que a equipa saísse para o ataque. Apoiou na defesa, tentou tapar o Khedira, mas naquilo que era preciso que fizesse, falhou. Na segunda parte entrou melhor, e depois de sofrido o golo, quando a Alemanha recuou, teve espaço para meter a bola e fê-lo quase sempre com critério. Foi o cotovelo do Moutinho que levantou a bola de golo.
Nani - Vi o Nani a jogar a lateral direito meia hora na primeira parte, a fazer a zona e a correr ao portador. Foi isso. Na segunda parte conseguiu progredir na linha e veio para o meio depois de entrar o Varela, e andou a fazer o 1 nas tabelas, a meter bolas e a virar o jogo. Meteu um cruzamento na barra. Tentou o um para um, por norma ganhou, cruzou, tentou rematar, levou a equipa para a frente. Esteve bem.
CRonaldo - Apagado na primeira parte. A equipa também não ajudou, de duas formas: primeiro, metia sempre para ele ; segundo,  com espaço metia-lhe mal a bola, no limite da impossibilidade. Na segunda parte tem uma boa bola com uma abertura do Moutinho, aos 65 m, mais ao menos, mas perde o tempo de remate para o Boateng. A partir do golo sofrido assumiu o jogo, deu boas bolas para golo, atacou o adversário e não foi por ali que o gato foi às filhós.
Postiga - Levou um amarelo na primeira parte, falhou a bola na pequena área, apareceu nas alas e perdeu sempre a bola. Na segunda parte saiu.
N. Oliveira - Entrou mal. Notou-se que queria ajudar mas perdeu logo a primeira bola e depois fez falta. No entanto, e isto é a tal coisa do futebol, essa vontade ajudar aliada ao físico do Oliveira, permitiu-lhe ganhar bolas no confronto directo e passá-las convenientemente. É dele o trabalho para o remate do Varela. E fez isso mais duas vezes, uma para o CRonaldo e uma com o Moutinho. Jogou de costas e de perfil para a baliza, e esteve bem. Se não joga o CRonaldo ao meio, às tantas este é a melhor opção.
Varela - Cheio de energia e vontade. Tabelou, fintou, tentou cruzar e falhou a melhor oportunidade do jogo. Acontece.

O Jogo. Não me vou pôr aqui com o que devia ou podia ter sido feito. Isso era batota, por isso foi feito antes do jogo. O que foi o jogo? Na primeira parte há o primeiro quarto de hora e o resto. Nos primeiros 15 m Portugal andou pelo meio campo e conseguiu trabalhar a posse razoavelmente com os 3 do meio campo. A partir daí a Alemanha decidiu vir para a frente e imediatamente Portugal recua as linhas. E foi um sufoco. Bolas e mais bolas em velocidade, jogadores a trocarem de posição, equipa tão recuada que passavam bolas rasteiras a toda a largura da saída da área. Não conseguimos sair depois da recuperação, e raramente se fez passe vertical, saía-se sempre para lateral, pára, mete no meio, progride, perde a bola. Não se conseguiu concluir a "transição ofensiva", e nem importa porque era muito lenta. A Alemanha esteve sempre perto da nossa área, e criou perigo.
Na segunda parte foi diferente. Até ao golo o jogo esteve dividido e parecia que ia partir. Conseguimos iniciar a progressão do Meireles na linha do meio campo e a do Moutinho à saída do meio campo. O Veloso fazia passes intencionais e o Coentrão comeu metros que foi uma coisa estúpida. O Nani começou a aparecer e o CRonaldo começou a fazer diagonais em série. A Alemanha respondia do mesmo modo, com o Bastian S. (7) a ir para a linha tapar o Coentrão e aproveitar o espaço, e o Ozil a abrir o jogo para as alas. Como já disse, parecia que o jogo ia partir. Entra o Oliveira e sofremos o golo passados 5 minutos ou assim. A Alemanha recua as linhas para procurar o contra ataque e Portugal toma conta do jogo. Alguns remates com perigo, uma bola nos ferros, e mais remates do que no resto do jogo. Há várias coisas a retirar disto. A primeira é que a derrota não é injusta. A Alemanha dominou a maior parte do jogo e esteve bastante tempo acampado no nosso meio campo. A segunda é que Portugal pode ser mais do que foi na primeira parte sem nunca esquecer que foi a Alemanha que abdicou da posse de bola após o golo. A terceira é que sinto que houve jogadores com o empate na cabeça, desde o sorteio.  

Sem comentários: