segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

War Games dos pobrezinhos

Aqui à atrasado houve uma cena sobre umas lanchas a atacar Vasos de Guerra no estreito de Ormuz. Parece,
Porém, à luz de informações ontem divulgadas pelo "Navy Times", esta mensagem de ataque iminente terá sido enviada por um "pirata radiofónico" - conhecido sob o nome genérico de "macaco filipino" - que costuma actuar naquela zona. A publicação recolhe opiniões de vários peritos que apontam para a possibilidade do famoso brincalhão - que tem por hábito inflitrar-se nas frequências de rádio dos barcos que operam no Estreito - estar por detrás do incidente que poderia ter tido repercussões a nível mundial.

Todos os barcos usam o canal 16 da Frequência VHF (Frequência Internacional de Emergência) para entrar em contacto entre eles, antes de combinarem uma frequência mais segura para falarem mais à vontade. Além disso, os peritos indicam que o sujeito que fez a ameaça directa tem uma pronúncia diferente do oficial iraniano que entra primeiramente em contacto com os navios americanos, sendo que a voz também soa demasiado nítida para que possa ser atribuída a uma pessoa a bordo de uma lancha em movimento.

"De acordo com a minha experiência de trabalho nessa parte do mundo, onde há muita actividade marítima, tentar perceber [quem estava a falar por essa frequência rádio] é muito difícil", explicou ao "Navy Times" o chefe das Operações Navais da Armada norte-americana Gary Roughead.

Lembram-se do War Games? Em que um Teen americano na era pré Google, que ia destruindo o Mundo sem querer. Foi a mesma cena só que em rádio amador.

Sem comentários: