terça-feira, 3 de maio de 2011

"A BOLA" às vezes

Números provam que contratação do espanhol não foi acompanhada por uma baliza menos violável. Sofreu, em média, quase o dobro dos golos que o antecessor Quim.
A frieza dos números não explica tudo mas dá pistas suficientes para perceber que Roberto não fez a diferença na sua época de estreia no Benfica.


Então mas anda tudo burro? Foi preciso chegar quase ao fim da época para se saber isto? O Roberto não funcionou. É inseguro. Apresenta no fim da época os mesmos defeitos que apresentou quando chegou. Apesar do tamanho tem dificuldade nas saídas da baliza. Não consegue calcular o espaço/tempo para interceptar a bola. Não sabe/quer defender sem ser em cima da linha de golo. Mas, e atenção que agora é só (plural de) lugar comum.
A cullpa não é do Roberto, é de quem pagou 865138571534873415 milhões de € (pelo menos é isso que parece que ele custou aos benfiquistas). Depois não ensinam o homem. Comigo era simples. Primeiro era meter o Weldon (nunca joga por isso não precisa de treinar na respectiva posição) atrás do Roberto, nos treinos. Quando o Roberto estivesse a menos de 0,75 m da linha de baliza o Weldon espeta-lhe um pontapé nas costas. Ou no cu. Onde chegasse com os pés. Depois chamava o Weldon e mandava-o correr em direcção à área. Lançava a bola para o espaço entre o Weldon e o Roberto. Se o Roberto ganhasse a bola e virasse o Weldon, tudo bem. Se só ganhasse a bola enchia 50. Se não ganhasse nada enchia 200 com o Luisão às costas. A seguir vinha o complicado. Os cruzamentos. Primeiro levava o Roberto ao médico dos olhos. Depois mandava fazer-lhe uma teste da avaliação da coordenação motora. Se estivesse tudo normal começava o treino. Estaca de ferro no relvado dentro da baliza, com um elástico de 1,5 m; 2.5 m em extensão. 9 bonecos insufláveis do Family Guy na área. 6 na pequena área, os outros 3 espalhados no limite. 6 gajos altos que não façam falta. Os bonecos espalham-se nos postes, espaço do guarda redes, e entrada da pequena área. Os gajos: 1 no primeiro poste, 1 a entrar no primeiro poste, 1 em cima do guarda redes, 1 a ocupar o espaço do guarda redes, 2 a bloquear espaço onde aparece a bola. Objectivos: 1 - Ganhar a bola e juntar os pés com a cabeça aos avançados. 2 - Ganhar a bola. 3 - Afastar bola pelo menos até à zona entre meio campo e área. 4 - Afastar decentemente a bola.
Ninguém fez isto. Nem isto nem nada. Quem se fodeu? Eu.

Sem comentários: